psiu poético

SALÃO NACIONAL DE POESIA PSIU POÉTICO
“23 anos celebrando a poesia”


Por Jurandir Barbosa


1980. Ditadura.
Um grupo de jovens sedentos do fazer poético , o Grupo Transa Poética, se encontram hora na casa de um companheiro, hora em casa de outro.
Eles levantam idéias para organizar algum acontecimento e levar poesia a esses cantos dos montes. Montes Claros de imortais como Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro e eternos como Cândido Canela e Godofredo Guedes ainda adormece na poesia exceto meia dúzia de burgueses e outros sete ou oito questionadores geração mimeógrafo/marginal/punk-lilás.
Esses garotos se dividiam entre a poesia e o balé de seus contornos, fazendo poesia com a proposta da poesia, ecoando gritos, ecoando gozos.
Tendo a necessidade de preencher essa lacuna vazia, algumas reuniões e idéias saindo pelos poros, surge uma proposta. Psiu Poético. Nasceu o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Ficou tudo bolado e ajeitado, levou algum tempo para acontecer de fato o Iº Salão Nacional de Poesia Psiu Poético.
Em 1987, com muitos empecilhos e o descaso do governo municipal, Zacarias Mercau (em memória), Aroldo Pereira, Mirna Mendes, Mauro Lúcio, Helena Soares, Regina Telma, Jorge Emil, Nadir Antônio Cunha, Estevan Barbosa, Renilson Durães e Gabriel Cardoso (em memória) realizaram o Iº Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Com um apoio tímido do município eles conseguem um grande feito e “criam um movimento” agrupando grandes poetas de todos os rincões do Brasil em Montes Claros. A poesia se fez presente pela escrita, artes plásticas, música, dança, cinema e teatro. “A poesia em foco”.
O Psiu Poético, mais que maturidade, ganhou sua identidade própria. Tornou-se a maior celebração poética do Brasil e no seu compromisso social, leva a diversos sertões e esquinas, um encontro entre a poesia e o cidadão.
Em cada edição, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético encantou muitos que aqui passaram. Thiago de Mello, Jorge Mautner, Alice Ruiz, Estrela Leminski, Arnaldo Antunes, Leila Míccolis, Carlos Nejar, Olívia Ikeda, Adélia Prado, Walli Salomão, Cassiano Nunes, Nicolas Behr, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Gilberto Mendonça Telles, Guido Bilharinho, Yeda Prates Bernis, Alice Massa, Adão Ventura, Marcelo Dolabela, Amneres, Virna Teixeira, Thaise Diaz, Diana de Holanda, Menezes y Moraes, Mané do Café, Maria Medunekas, Odila Placência, Edson Lopes, Giovanni Aires, Ruggero Maggi... Muitos os que se encantaram.

"O Psiu Poético é um Movimento que já nasceu sem timidez alguma e com o mesmo tamanho e espírito de outros como Clube da Esquina"
São inumeros os aconteceres dentro da programação que vai de 04 a 12 de Outubro. São workshops, lançamentos de livros, palestras, debates, performances, recitais, shows musicais, cinema, teatro, dança e outros tendo a poesia como tema. A poesia acontece em diversos locais passando por favelas, universidades, escolas, parques, mercado central, praças públicas, shopping, rodoviária, Teatro Cândido Canela e ruas da cidade.

"Impossível imaginar o nosso calendário cultural sem a inserção do Psiu Poético. O Psiu Poético é sem questionamentos o maior encontro hoje de gerações de poetas e gêneros e seu acontecimento é uma contribuição riquíssima não apenas para Montes Claros ou Minas Gerais e sim, um acontecimento que está imbutido dentro do cenário cultural do Brasil."
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético firma-se cada vez mais uma grande familia e a maior confraternização entre poetas de todas as vertentes, gerações e cantos.
Abertas as inscrições para o "23º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético"

O Salão acontece entre os dias 04 e 12 de Outubro de cada ano.
Podem se inscrever poetas de todo o Brasil e exterior com o envio de 1 a 3 poemas e o tema é livre. O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético acontece desde 1987 anualmente e de forma ininterrúpta e sempre homenageando 6 poetas vivos em cada edição.

Maiores informações:
Aroldo Pereira
38 9112-7011 / 3229-3458